Complexo São Cottolengo

Unidade Santa Tereza

 

Atende a 56 pacientes do sexo feminino, adultas em sua maioria. São pacientes com diagnóstico de demência e retardo mental de leve a grave, transtorno mental orgânico, esquizofrenia, entre outros. Algumas apresentam ainda deficiência motora.

É comum entre estas pacientes condutas auto e hetereoagressivas com intensa busca afetiva, ao alternar atitudes prestativas com recusas de relacionamento. Dependem de assistência de terceiros para a execução das atividades de autocuidados.

Anexo à unidade funciona o Salão de Beleza Margarida. Inaugurado em 2003, possui todos os serviços de um salão de beleza comum, com uma sala ampla e arejada, três lavabos, três cadeiras de cabeleireiro e uma decoração toda especial com fotos das internas expostas nas paredes. Foi implantado pelo Setor de Psicologia com a proposta terapêutica e atende a todas as unidades de internação femininas e masculinas.

Neste espaço, os pacientes passaram a aceitar mais o "toque", resgataram o prazer de se perceberem  no espelho como também o direito de optar por mudanças em sua imagem, como corte ou mudança da cor do cabelo, maquiagem ou cor das unhas... enfim, estão rumo à conquista de sua própria individualidade e identidade.

56 Pacientes sob cuidados permanentes

  • Internação feminina adulta
  • Enfermidades físicas e mentais (psiquiatria)

Galeria de Imagens



Formas de doação


Site desenvovido por SiteCraft