Curso Neuropsicologia do Idoso inicia projeto de capacitação na Vila



Fim de semana de estudos e capacitação na Vila São Cottolengo. Porque em uma instituição que cuida com amor de 365 pacientes internos, valorizar e aperfeiçoar o ser humano é garantir um trabalho cada vez mais sólido e eficiente.

Pensando nisso, a Vila São Cottolengo iniciou neste sábado, dia 24, a primeira palestra de Formação, Capacitação e Aperfeiçoamento de Recursos Humanos vinculada ao Projeto Conhecimento Luar Crescente e que integra o Plano Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – Pronas.

Com estudos sobre Neuropsicologia do Idoso, o curso deste sábado aconteceu na Vila São Cottolengo e contou com a participação de profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Serviço Social.

A psicóloga e palestrante Rejane Ferreira alerta para a importância deste tema, principalmente em se tratando de uma instituição que cuida em grande parte de pacientes idosos. “O mundo está envelhecendo! E envelhecer bem é um dos maiores desafios do século XXI. Com o avanço da idade também ocorre o aumento das doenças que alteram as habilidades cognitivas. Portanto, o curso Treinamento em Neuropsicologia do Idoso tem o objetivo de preparar os profissionais da saúde a compreender melhor sobre as demências e, por sua vez, identificar estratégias eficazes de intervenção”, pontua.

Projeto e Vila

O Projeto Conhecimento Luar Crescente visa o aperfeiçoamento e qualificação de profissionais da assistência à Saúde da Vila São Cottolengo para que possam desenvolver seus trabalhos de forma sempre atual e enriquecida, aprimorando suas atividades para um cuidado diferenciado e humano.

As bases temáticas foram minunciosamente elaboradas, estudadas e avaliadas, para que o processo de cuidar, reabilitar e incluir pessoas em situação de vulnerabilidade social, fosse atendido de forma objetiva e produtiva.

"Serão capacitados mais de 200 profissionais que terão a responsabilidade de multiplicar o conhecimento aos demais colaboradores que prestam cuidados diretamente aos pacientes. Isto favorecerá uma assistência enriquecida com novas atualizações, aprimorando um cuidado diferenciado e humano a fim de que os pacientes institucionalizados possam receber a cada dia um atendimento com qualidade e eficaz", explica Lidiane Figueiredo, coordenadora pedagógica do projeto.

O responsável técnico pelo setor de Psicologia da Vila São Cottolengo e também psicólogo Thiago Almeida acredita na funcionalidade deste projeto e na melhor atuação das equipes dentro da instituição: “Os profissionais ficarão cada vez mais capacitados e este curso terá um impacto altamente positivo, já que a maioria de nossos pacientes é composta por idosos”, salienta.

O Que é o PRONAS

O Programa Nacional de Apoio a Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência - PRONAS foi implantado pelo Ministério da Saúde com a finalidade de captar e canalizar, via incentivo fiscal, recursos destinados a estimular ações de promoção à saúde e de reabilitação/habilitação da pessoa com deficiência, desenvolvidos por entidades privadas sem fins lucrativos.

 



Anexos


Formas de doação


Site desenvovido por SiteCraft