Capacitação em Sistema de Comunicação por Troca de Figuras é tema de novo curso na Vila



Ocorreu, entre os dias 14 e 15 de maio, o curso de Capacitação em Sistema de Comunicação por Troca de Figuras – PECS. O curso foi ministrado atendendo ao objetivo do Projeto Conhecimento Luar Crescente, que visa o aperfeiçoamento e qualificação de profissionais da assistência à Saúde da Vila São Cottolengo para que possam desenvolver seus trabalhos de forma sempre atual e enriquecida. O projeto acontece em parceria com o Programa Nacional de Apoio a Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas).

Participaram do curso profissionais de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, educação física, enfermagem, serviço social, além de coordenadores das unidades de internação, irmãs e professores do Centro de Ensino Especial.

A palestrante Soraia Vieira, mestre em Estudos Linguísticos da Universidade de Londres, explica que o PECS tem uma metodologia simples, versátil e facilmente adaptável:

“Foi criado pensando em educadores, famílias e cuidadores, por isso é facilmente utilizado em uma variedade de situações. O sistema passa a ensinar a discriminação de figuras e como juntá-las formando sentenças. Nas fases mais avançadas, os indivíduos aprendem a responder perguntas e fazer comentários”.

O curso é de extrema importância no aprimoramento das habilidades dos profissionais da Vila São Cottolengo, pois trabalha exatamente com o perfil de muitos dos pacientes da instituição – transtorno do espectro do autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas,  graus de comunicação, dificuldades cognitivas e físicas variadas. 

 

 



Anexos


Formas de doação


Site desenvovido por SiteCraft