Vila São Cottolengo promove curso "O Ser... Terapeuta"



 

A Vila São Cottolengo promoveu, nos dias 4 e 5 de fevereiro, o curso “O Ser...Terapeuta”. Ministrado pelos palestrantes Ronaldo Guilherme Vitelli Viana, Rômulo Cesar Rodarte Elias, Guilherme Fenelon, Priscila Lemos de Freitas e Ana Luiza Menezes Vieira, o curso teve como público alvo profissionais da saúde e todos que por algum motivo lidam com pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

“O curso capacita os profissionais que lidam com esses pacientes porque fala da capacidade do individuo, do ser, em lidar com o outro que está acometido por alguma alteração. Leva a refletir sobre a interação que o terapeuta deve fazer, o papel do paciente e das instituições que oferecem o serviço”,  explica Ruben de Moraes, terapeuta ocupacional da Vila São Cottolengo.

Por ser uma instituição altamente preocupada em sempre aprimorar o trabalho desenvolvido, a Vila São Cottolengo não poupa esforços para capacitar seus profissionais. Este curso faz parte de uma série de eventos realizados pela Equipe Multiprofissional, a fim de trabalhar a formação continuada de todos que fazem parte desta realidade: “A reflexão que a Vila está oferecendo para nós é justamente o preparo para o melhor atendimento e qualidade de vida para nossos pacientes e todos que buscam atendimento na instituição”, ressalta Ruben.

Foram abordados os seguintes temas: 

ABERTURA

Boas vindas; apresentação dos conceitos de sociedade, ser humano, e saúde que fundamentam a discussão proposta.

TEMA 1 - PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO

Discussão e aprofundamento sobre o processo de desenvolvimento do indivíduo na sociedade: a socialização, a construção da imagem pessoal, do trabalho, a relação com as instituições, e o lugar da reabilitação.

TEMA 2 - ADOECIMENTO SOCIAL

Discussão e aprofundamento sobre o processo de estigmatização e exclusão social: os fenômenos sociais construindo doenças/desajustamentos e as doenças construindo os fenômenos sociais.

TEMA 3 - AS INSTITUIÇÕES DE REABILITAÇÃO

Discussão e aprofundamento sobre reabilitatório: aspectos da relação instituição-terapeuta-paciente, a construção do setting de tratamento e a psicodinâmica utilizada, e inter-institucionais.

TEMA 4 - A RELAÇÃO DE AJUDA

Discussão e aprofundamento sobre aspectos gerais de uma relação de ajuda: a segurança interna e externa, a atmosfera de calor, a empatia, a simpatia, a transferência e contratransferência; algumas etapas destas relações; e alta do processo terapêutico.

ENCERRAMENTO

Avaliação final do curso e encerramento.

Carolina Simiema



Anexos



Formas de doação


Site desenvovido por SiteCraft