Vila promove II Semana de Atenção à Disfagia



 

A Vila São Cottolengo promoveu entre os dias 24 e 28 de abril a II Semana de Atenção à Disfagia, com o tema: Disfagia e Envelhecimento. O evento integra o programa de Educação Continuada para toda Equipe Multiprofissional, como forma de reciclagem e obtenção de novos conhecimentos.

Puderam participar todos os colaboradores da Vila, entre eles Fonoaudiólogos, Médicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros e etc. As palestras foram encabeçadas por profissionais especializados em diversos segmentos e o colaborador ainda recebeu um certificado de participação.

A fonoaudióloga Geana Alves Tomaz explica como se dá a Disfagia: “É qualquer alteração ou dificuldade no processo da deglutição, que pode ocasionar desidratação, desnutrição e alterações respiratórias e que se não tratada de forma adequada, leva ao óbito do paciente”

Para ela, aprimorar o conhecimento na área pode ser um meio de evitar maiores conseqüências.  “Os maiores desafios do Fonoaudiólogo no âmbito hospitalar no atendimento aos pacientes disfágicos são evitar as intercorrências respiratórias, retirar o mais rápido possível as vias alternativas de alimentação, diminuir os custos hospitalares com a atuação multidisciplinar e o trabalho especializado em disfagia”, pontua Geana.



Anexos



Formas de doação


Site desenvovido por SiteCraft