fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us
SIGA A VILA NAS REDES SOCIAIS

Blog

Horta Terapêutica trabalha a ansiedade de pacientes da Vila

A Vila São Cottolengo oferece aos pacientes permanentes diversas atividades, entre elas está a Horta Terapêutica, que é cultivada por pacientes da Unidade Padre Pelágio (UPP) com o auxílio de profissionais que trabalham no local.

Na horta são cultivadas diversas espécies de plantas, desde temperos até ervas medicinais. Cerca de 15 pacientes estão envolvidos diretamente no manejo, cada um com uma atividade específica.

Segundo a terapeuta ocupacional Cleusa Pinto de Almeida, a ideia surgiu a partir da mudança do local da unidade, sendo instalada em uma área com maior contato com a natureza. Nesse momento, de acordo com a profissional, foi percebido que criar uma horta seria mais uma terapia para os pacientes, que têm condições funcionais e cognitivas para desempenhar essa tarefa.

Tratamento

Cleusa relata que é uma atividade de ordem cronológica, pois há o processo de germinação e crescimento de cada espécie, e os pacientes cuidam desempenhando funções específicas durante todo processo.

“É uma atividade de começo, meio e fim. A gente pega a sementinha, planta e cuida. É um processo de vida, pois eles vão ver nascer, florescer e talvez até morrer. Sendo assim, é uma atividade muito importante, pois os tornam mais responsáveis”, afirma.

O Psicólogo Thiago Vinicius Almeida Patrício, que faz parte da equipe multiprofissional que acompanha a atividade, acrescenta que é perceptível uma melhoria na ansiedade e no autocuidado do paciente, visto que ele acompanha todo o processo de desenvolvimento de cada planta.

“Nós trabalhamos com eles o manejo da ansiedade, que é um dos fatores principais da atividade, que vai do cuidar, do trabalhar, desde a areia até o crescimento da planta. Além disso, é perceptível a melhora através do cuidado e da rotina que eles possuem. A gente trabalha também a parte sensorial e motora”, complementa.

Recompensa

Tudo que é produzido na Horta Terapêutica é comercializado a preço de custo para ajudar na manutenção da atividade e comprar alguns itens de desejo dos pacientes. Um exemplo é o paciente da UPP, Carlos Betonini, que comprou uma caixinha de som e um microfone, para praticar seu hobbie preferido, que é cantar.

A horta cultiva hortelã, vick, pimentas, alecrim e tomates, que são comercializados na UPP e custam de R$3 a R$5. A maioria das vendas é destinada aos visitantes, contudo, durante a pandemia, a Vila não está recebendo visitas.

Mude hábitos, pratique solidariedade

Em tempos difíceis como este, a distância virou ato de amor. Amor e solidariedade não encontram barreiras, ajudar a Vila São Cottolengo também não.

Medidas simples previnem doenças, gestos concretos transformam vidas.

Mude hábitos, pratique solidariedade.

Ajude a Vila São Cottolengo

Faça a sua doação, seja solidário:

Caixa Econômica Federal:
Ag: 1241
C/c: 2760-8
Op.003
CNPJ: 00420.371/0001-22

Seja um Amigo do Bem. Faça seu cadastro e doe mensalmente o valor que você puder.

Sávio Faleiro

Sem Mensagens

Deixe uma Mensagem