fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

SIGA A VILA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blog

Internos da Vila São Cottolengo participam da Via Sacra

Na manhã desta terça-feira, 12, os internos e colaboradores da Vila São Cottolengo participaram da Via Sacra. Por conta da pandemia da Covid-19, o evento aconteceu em um formato diferente nos dois últimos anos. Anteriormente, devido ao cenário pandêmico, a Via Sacra foi realizada em grupos menores e sem a participação dos pacientes internos.

Hoje, com a diminuição do contágio da Covid-19, pacientes e colaboradores puderam celebrar um momento tão especial e que resgata a essência da Semana Santa. Com duração de 1h30, o percurso da Via Sacra foi realizado ao longo de 15 unidades da Vila São Cottolengo com muita oração e agradecimento pela vida de cada um daqueles que estão envolvidos na instituição.

O percurso da Via Sacra teve o objetivo, também, de envolver os pacientes externos e que fazem tratamento na Vila. Esses pacientes não residem na instituição, mas costumam estar, ao longo de vários dias, nas dependências dos Centros de Reabilitação e do Centro Médico, uma vez que a Vila também é referência em atendimentos hospitalares para a população de mais de 136 municípios do estado de Goiás.

Para a Irmã Vanda Elisa Conde, Diretora Primeira Secretária da Vila São Cottolengo, a possibilidade de celebrar a Via Sacra com os pacientes reunidos após dois anos de pandemia representa uma verdadeira conquista.

“Agradeço a Deus e a todas as equipes que estiveram envolvidas para que esse evento acontecesse. Eu digo sempre que é um paradoxo: acompanhando Jesus no caminho de sofrimento dele, a gente percebe toda a realidade de sofrimento que existe dentro e fora da Vila mas, ao mesmo tempo, erradia de dentro de mim uma alegria muito grande por termos superado essa fase da pandemia”, afirmou a Irmã.

Para ela, que trabalha diariamente para que a Vila São Cottolengo continue cuidando de seus pacientes de longa permanência, a Covid-19 manteve afastados aqueles que ansiavam estar juntos. “Hoje, perceber tanta gente participando da Via Sacra me deixou emocionada. Houve momentos que eu pensei ‘puxa vida, será que vou aguentar essa emoção toda?’. Me sinto muito agradecida por tudo isso”, completou a Irmã Vanda, que trabalha à frente da instituição há mais de 10 anos.

A Via Sacra representa um ato simbólico do caminho percorrido por Jesus enquanto carregava uma cruz desde o Pretório até o Calvário, onde ele faleceu. Apesar de ser um momento de reflexão, Na Vila, a Via Sacra é, também, um momento de alegria pela possibilidade de que os internos realizem atividades que os permitam o exercício da fé. Sem dúvidas, é um dos momentos mais especiais da Vila ao longo de todo o ano.

 

Veja as fotos do evento

 

Taissa Gracik