fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

SIGA A VILA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blog

9 de agosto: Dia Nacional da Equoterapia

A equoterapia é um tratamento terapêutico que parte da relação entre humanos e animais para o desenvolvimento psicossocial e motor dos pacientes que dela necessitam. Essa terapia é utilizada para tratar diferentes tipos de necessidades físicas e intelectuais, tanto em crianças quanto em adultos e em idosos.

A equoterapia da Vila São Cottolengo é pioneira em Goiás e, mais do que isso, é referência no estado. Desde que foi criada, em 2002, o serviço atende pacientes de 136 municípios goianos. De acordo com o Encarregado da Equoterapia da instituição, Deusmar Jacinto, atualmente são realizados 252 atendimentos mensais para o público externo, além daqueles que são realizados para os próprios internos da Vila.

O Centro de Equoterapia São Cottolengo é referência por ser o primeiro centro montado no estado de Goiás pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL). Todos os outros centros têm como base o nosso. As pessoas que querem montar um Centro de Equoterapia procuram a gente para ter uma referência, para ver a estrutura e como é o funcionamento”, comentou.

Deusmar explica, também, que o diferencial da equoterapia é utilizar o cavalo como instrumento de recuperação. “Essa terapia proporciona ao praticante um movimento tridimensional. Um paciente cadeirante, ao ser colocado no cavalo, é como se ele estivesse andando. Nesses casos, a marcha do animal se assemelha à marcha humana”, ressaltou.

Ainda de acordo com o Encarregado da Equoterapia, que atua há 17 anos com esse serviço na Vila São Cottolengo, o recurso terapêutico é destinado a crianças com idade a partir de 3 anos, mas pode ser trabalhado com diferentes públicos. “Pessoas que sofreram acidentes automobilísticos ou que passaram por um AVC, por exemplo, também podem utilizar esse método como um tratamento complementar, de acordo com o que for indicado pelo médico”, completou.

Taissa Gracik