Campanha Doe Aconchego 2023 visa cobrir grandes despesas em 2024
A Vila São Cottolengo conta com a solidariedade e participação de pessoas
Entre os dias 01 de dezembro de 2023 à 10 de janeiro de 2024, a Vila São Cottolengo realizará a campanha Doe Aconchego. Tradicionalmente a campanha apostava em rifas com sorteio de prêmios e até mesmo o Panetone Solidário foi parte da “Doe”. Porém em 2023, a proposta é nova e desafiadora: mobilizar centenas de pessoas para que doem para Vila, como gesto de solidariedade e amor ao mais necessitado.
Toda arrecadação da Doe Aconchego 2023, será revertida para a aquisição de dietas enterais dos pacientes da Vila no ano de 2024, que tem previsão orçamentária de custo de 1,6 milhão.
A dieta enteral é uma alimentação específica, oferecida através de sonda, introduzida pelo nariz ou em conexão direta com o estômago. Indicada em casos em que os pacientes têm dificuldade para mastigar ou engolir alimentos convencionais ou quando a alimentação não é suficiente para atingir metas nutricionais. Alguns pacientes podem a médio e longo prazo, voltar a se alimentar ordinariamente pela boca, outros porém, terão que ser alimentados por sondas por toda sua vida.
Na Vila, a Unidade São José é a que tem maior número de pacientes que fazem uso de dieta enteral. Em sua maioria, pacientes com quadro de disfagia, com situação irreversível, porém a Vila São Cottolengo trabalha diariamente para estabelecer uma rotina ordinária àqueles a quem for possível.
A Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) da Vila, é o departamento responsável pela produção. De acordo com a Valdirene Martins, a Vila produz alimentação de mais de 900 pessoas, entre café da manhã, almoço e ceia. “Uma Parte desses pacientes fazem uso de dieta enteral e as quantidades podem aumentar devido ao perfil, serem a maioria disfágicos, sem evolução para uma alimentação via oral segura”, completa Valdirene.
Todos são convidados a doar e quem for contribuir, basta acessar a chave pix que é o CNPJ da Vila 00.420.371/0001-22 ou entrar em contato através o WhatsApp (62) 9 9965-5347.
Ícaro Flores