fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

SIGA A VILA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blog

Colaboradores participam de ações do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é um mês destinado à prevenção do suicídio e de valorização da vida. Dessa maneira, diversas ações têm sido desenvolvidas na Vila São Cottolengo para acolher aqueles que estão no centro da missão da instituição: os colaboradores. São eles os responsáveis por fazer com o que o projeto da Vila continue aceso, cuidando diariamente dos mais de 330 pacientes que residem permanentemente no local.

Muitas das vezes, aqueles que cuidam também precisam ser cuidados. Partindo disso, o mês de setembro visa, na Vila São Cottolengo, promover ações destinadas diretamente aos colaboradores da instituição. Desde o início do mês, uma equipe tem se deslocado por todos os departamentos da Vila para promover um momento de acolhimento e reflexão com os colegas.

Nessa ação, a equipe proclama palavras de conforto a todos os que estão ouvindo, além de entoar cânticos e entregar doces como forma de criar um ambiente acolhedor. Esse momento repercute de modo positivo na instituição, já que muitos colaboradores se emocionam com as palavras destinadas a eles ao perceber que, de fato, a instituição está a postos para ouvir e acolher aqueles que dela participam.

Para além disso, outros momentos também foram organizados para que o Setembro Amarelo fosse discutido abertamente com os profissionais da casa. Nesta terça-feira, 20, a psicóloga Ana Carolina Crispim, que também é colaboradora da Vila, ministrou uma palestra destinada aos colegas de todos os setores da instituição.

A palestra foi realizada em dois períodos, de modo que todos pudessem participar, mesmo com as diferenças nos horários de trabalho. “Proporcionar esse momento de dlogo com os colaboradores é de suma importância para estreitar laços e promover comunicação. Em qualquer círculo de pessoas é essencial a conversa e a promoção, principalmente, de saúde mental”, afirmou a psicóloga Ana Carolina.

Ainda de acordo com ela, o Setembro Amarelo se tornou uma questão de utilidade pública e todas as pessoas precisam debater o assunto. “É necessário entender que todos, independente dos setores, temos nossos problemas e necessidades. Então, esse momento de palestra e diálogo tem bastante valia dentro do horário de trabalho”, completou.

Como forma de reforçar a atenção com os colaboradores e promover o autocuidado, a Vila São Cottolengo realizou, ainda, sessões de relaxamento com os profissionais da casa. Ao longo de todo o dia 21, massagistas estiveram a postos para realizar o relaxamento dos colaboradores, com massagens nas costas e nos pés. Essa foi mais uma ação de impacto sobre os profissionais, que participaram ativamente do projeto.

As ações desenvolvidas nos locais de trabalho são muito significativas para reforçar a importância de cada um daqueles que estão dentro e fora das instituições. Por esse motivo, a Vila São Cottolengo, cuja missão é cuidar com amor, tem o olhar voltado para pacientes e colaboradores, buscando sempre ressaltar o quão relevante e valiosa é a existência de cada um deles.

Taissa Gracik