fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

SIGA A VILA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blog

Escola para os internos da Vila São Cottolengo retoma as atividades

O Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo ficou fechado por quase dois anos devido a pandemia da Covid-19. Agora, as aulas voltaram a acontecer, mesmo que algumas restrições ainda sejam necessárias para proteger alunos e professores que estão na escola todos os dias.

Fundado em 1963, o Centro de Ensino se consolidou como um importante local para a educação e alfabetização dos pacientes da Vila São Cottolengo. A qualidade do ensino oferecido na escola é tamanha que outros alunos com necessidades especiais são destinados a frequentar regularmente a escola como forma de auxiliar nos tratamentos, na educação e na socialização, mesmo que eles não sejam pacientes da instituição.

Ao todo, o Centro de Ensino atende 318 alunos, entre pacientes da Vila, crianças, adolescentes e adultos da comunidade externa que precisam de cuidados especiais. Toda a logística das aulas e do ambiente é pensada de acordo com a idade e as necessidades de cada estudante, incluindo os momentos de recreação, de descanso e de aprendizado.

Como forma de prevenção ao contágio da doença, alunos de diferentes turmas ainda não podem se encontrar, mesmo nos períodos de intervalo. Todos eles anseiam pelo contato que tinham uns com os outros antes do surgimento da pandemia, mas já se alegram pela retomada das aulas, que são muito especiais para cada um dos estudantes do Centro de Ensino.

Para a Diretora Segunda Secretária da Vila São Cottolengo e Diretora do Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo, Irmã Luzia Barbosa, trabalhar na escola representa uma sensação “inexplicável”. “Eu chamo isso aqui de paraíso. Aqui a gente só precisa de muito amor, respeito, dedicação e compromisso”, afirmou a diretora.

Existe uma alegria muito grande na escola, entre alunos e professores. Agora, depois da pandemia, todos se emocionaram. Todos choram de emoção de estar de volta. É muito bonita a relação construída entre professor e aluno”, completou. Segundo ela, o reencontro dos estudantes foi muito aguardado, assim como o retorno ao ambiente escolar.

Mesmo no período em que as aulas estavam suspensas, os colaboradores do Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo se empenharam para que os alunos mantivessem a rotina de estudos. Todos eles prepararam atividades para que os estudantes pudessem continuar aprendendo de casa. Aqueles que residem na Vila São Cottolengo realizavam as tarefas escolares nas próprias unidades em que moram, enquanto os estudantes que não são internos da instituição recebiam as atividades em casa para que os responsáveis os auxiliassem.

Mesmo com os esforços para que a educação continuasse ocorrendo à distância, a Irmã Luzia afirma estar muito feliz com a volta das aulas e que isso reflete no aprendizado dos estudantes. Quando estão na escola, nossos alunos são mais alegres. Eu parabenizei as educadoras pelo trabalho que elas continuaram realizando durante a pandemia e pelo empenho que cada uma tem com seus alunos. Que bom que estamos de volta!”, ressaltou a Irmã.

 

Veja as fotos do Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo

 

Taissa Gracik