fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

SIGA A VILA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blog

Vila São Cottolengo / Cottolengo  / Os desafios e projetos para a Vila São Cottolengo em 2024

Os desafios e projetos para a Vila São Cottolengo em 2024

Entrevista com o Diretor-Presidente da Vila São Cottolengo, Irmão Michael Dourado Goulart, C.Ss.R.

Visão Geral: Irmão, hoje, fazendo uma reflexão sobre todo esse tempo em que o senhor está à frente do trabalho aqui na Vila São Cottolengo como o senhor descreveria o Santuário do Irmão?

Irmão Michael Goulart, CSsR: A Vila São Cottolengo é uma experiência de Deus aqui em Trindade. É uma experiência do cuidado com o outro, a partir de toda devoção, de toda uma história que nós temos aqui em Trindade junto a Romaria do Divino Pai Eterno. Nós chamamos esse lugar de Santuário do Irmão e trabalhar na Vila é sempre um privilégio, porque nós aprendemos cotidianamente sobre o cuidado para com o outro e a atenção para com o outro ela ganha muita força quando nós depositamos as nossas energias, as nossas forças em prol daqueles que mais precisam. Então, trabalhar na Vila, cuidar da Vila pra mim é um grande desafio, mas, ao mesmo tempo, um privilégio, porque todos os dias eu tenho a oportunidade de aprender e de crescer enquanto pessoa. Os desafios são muito grandes. Cotidianamente nos deparamos com realidades que nos faz sempre mais, buscar forças para continuar. Mas trabalhar na Vila é sim um milagre, porque essa casa existe graças à bondade de Deus e a condução dessa casa está, com certeza, nas mãos do Pai Eterno.

 

Principais Desafios: Muitos desafios já foram enfrentados nesses quase 73 anos de história, e hoje quais são os principais desafios que a instituição enfrenta?

Irmão Michael Goulart, CSsR: A Vila, ela realiza dentre todo o nosso serviço e atendimento, hoje nós temos 300 pacientes que vivem aqui. E o nosso cuidado primordial é para com essas vidas integralmente cuidadas aqui diuturnamente através dos cuidados de muitas mãos. Além disso, enquanto hospital A Vila São Cottolengo presta um serviço de atendimento a quase metade dos municípios do estado na área de reabilitação. Nosso desafio constante é oferecer um serviço de qualidade às pessoas que nos procuram, sejam os atendidos internamente, como eu disse: pessoas que vivem na Vila São Cottolengo, mas também aqueles que buscam através do nosso hospital, do atendimento externo, um atendimento de qualidade. É isso que nós buscamos sempre. O nosso desafio hoje é a qualificação do nosso serviço, a qualificação do nosso atendimento, para que as pessoas quem vem até a Vila, que experimentam o serviço aqui prestado, saiam daqui com a certeza de que realizou um bom atendimento, de que foi atendida na excelência que ela precisa.

 

Projetos em Andamento: Irmão, a Vila é um grande Lar para mais de 300 pacientes que vivem aqui. E é por eles e para eles que realizamos esse lindo trabalho de cuidar com amor. Pensando na qualidade de vida e bem-estar dos nossos pacientes, tem novidade para este ano?

Irmão Michael Goulart, CSsR: Temos, temos sim! Sempre tem novidade, a Vila, nós sempre de alguma forma estamos realizando obras, estamos realizando ações em prol da qualidade de vida dos pacientes. Em 2023, nós conseguimos encaminhar muita coisa, encaminhamos uma das unidades que é a Santa Tereza. Foram dois anos de obras. Para 2024, nosso foco é trabalhar na unidade Santa Catarina, as obras já estão acontecendo nós esperamos de alguma forma, até a Romaria desse ano conseguir entregar essa unidade. Lá viverão 30 mulheres, é uma unidade muito específica e muito especial para esse atendimento de cuidado com as pessoas com necessidades especiais e queremos já nesse ano iniciar a obra da unidade das crianças. É um recurso que deve chegar nos próximos dias, através do recurso federal, uma emenda parlamentar que nos dará condições de tocar adiante essa obra. Então para 2024, enquanto unidades de internação, as nossas ações serão: A Unidade Santa Catarina e a Unidade Menino Jesus e Virgem Poderosa (que é a unidade das crianças). Agora para o atendimento externo, para as pessoas que vem para a Vila e São atendidas de outros municípios, nós estamos trabalhando incansavelmente na conclusão do nosso CER III, que é o Centro de Reabilitação Física Auditiva e Intelectual. É uma obra que esteve parada desde 2015, nós retomamos essa obra em 2019 e nesse ano de 2024, com fé em Deus nós vamos conseguir entregar um prédio totalmente ampliado, novo e vamos poder ampliar o nosso atendimento e vamos de alguma forma melhorar o atendimento que já é pensado aqui na casa com muita excelência, tudo isso para atender o público externo. Então assim: para 2024, essas são as novidades e nós vamos trabalhar incansavelmente para que todos esses atendimentos aconteçam e que essas obras sejam realizadas.

 

Parcerias e Apoio Comunitário: Sabemos que a comunidade local, os amigos, empresas, devotos do Divino Pai Eterno, romeiros e os colaboradores são peças fundamentais nesta grande missão que a Vila realiza. Para aquelas pessoas que desejam também fazer parte dessa grande família, como é feito essa adesão, e como a comunidade pode participar das ações realizadas pela Vila em prol dos pacientes?

Irmão Michael Goulart, CSsR: A Vila com certeza é uma obra de muitas mãos. Aqui hoje, trabalham mais de 700 pessoas, todos os dias, ligadas a esse atendimento que são para os pacientes internos e para os pacientes externos. Para que esse trabalho aconteça, nós contamos sempre com o apoio de muitas pessoas, de empresas parceiras, pessoas que conhecem o trabalho, sabem da história da Vila, conhecem nossa seriedade no serviço de atendimento e colaboram conosco. Hoje nosso atendimento hospitalar, nosso atendimento com pacientes, se fossem depender simplesmente dos recursos que nós recebemos de Brasília, não seria possível realizar essa missão. A missão acontece graças a pessoas de bom coração e sabem do trabalho que aqui é realizado e que colaboram conosco nessa missão. Por isso tanto a comunidade, tanto os devotos do Pai Eterno, tantas pessoas que colaboram com o pouco que podem, com aquilo que sentem no coração que é possível ajudar na Vila, toda doação é muito bem-vinda, toda doação é muito importante e é muito bem aproveitada. Então, aquilo que você oferece aqui na Vila, tenha certeza que vamos utilizar da melhor maneira possível para o cuidado de qualidade dos nossos pacientes. Você que já conhece a Vila, sabe do nosso trabalho, eu peço nesse dia, que você continue colaborando conosco. Você que ainda não conhece a Vila, eu convido você a vir a Trindade, a viver essa experiência. Eu tenho certeza de que depois que você entrar pela Vila, conhecer nossa realidade, você vai sair daqui uma pessoa diferente e, com certeza, tocado a colaborar naquilo que você puder. Faça parte desse projeto, é um projeto que como eu disse, de muitas mãos e para que ele aconteça nós precisamos de muitas pessoas. É um projeto altamente caro. Para que a manutenção de todo o complexo hospitalar aconteça, nós contamos com muitas pessoas e com bons corações.

 

Impacto Social: Ano novo vem cheio de boas novas e esperanças. Em 2024, qual é o impacto social que a Vila espera alcançar por meio de seus projetos e atividades?

Irmão Michael Goulart, CSsR: No ano de 2023, a Vila recebeu um prêmio junto à Câmara dos Deputados em Brasília, como uma instituição de qualidade no atendimento. Nós fomos reconhecidos como a maior instituição do centro-oeste e também com a maior qualidade no atendimento. Então, nós fomos confirmados através deste certificado como a melhor e a maior instituição. Isso é motivo de muita responsabilidade, porque chama a nossa atenção no serviço que temos que prestar. Para 2024, o nosso desejo é que consigamos continuar essa missão, ampliando nossos serviços, ampliando nosso atendimento. Para que isso aconteça, muitas mãos são necessárias: o poder público, os órgãos legislativos, os órgãos das instâncias diversas de poder da sociedade, são muitas ações para que essa missão de hospital, de complexo de atendimento aconteça. Nós esperamos dentro desse ano, realizar muitas outras iniciativas, seja através do cumprimento de emendas parlamentares, o atendimento de pessoas através de cirurgias eletivas. A Vila tem sim condições de ampliar os atendimentos e oferecer atendimento de extrema qualidade. Temos profissionais da casa extremamente preparados, bem preparados para o atendimento externo que é feito aqui e pra nós isso é motivo de muita alegria. O que nós queremos é continuar esse legado, tocando nas pessoas naquilo que elas mais precisam. Quando a pessoa vem até a Vila, quando ela busca algum tipo de atendimento, algum tipo de consulta, ela está buscando algo especial para sua vida. E nós da Vila queremos ser de fato esse amparo, ser esse local onde quando as pessoas buscam o atendimento de qualidade, que elas o recebam, que elas saiam daqui bem atendidas. Para 2024, essa é a nossa meta, agregar e ampliar o nosso atendimento.

 

Perspectivas Futuras: Pensando a longo prazo, quais são as perspectivas e metas para a Vila São Cottolengo nesse e nos próximos anos?

Irmão Michael Goulart, CSsR: A Vila ela tem 72 anos de história. Logo mais em fevereiro 73 anos. São muitos anos, muitos legados, muitas histórias. Muitas pessoas que passaram por aqui e deixaram sua história, muitas pessoas que com certeza, serão atendias pela Vila. Eu tenho certeza que nesse momento da história, quis a bondade de Deus, nossa equipe enquanto gestão, a atual diretoria estivesse a frente dos trabalhos, juntamente com tantos colaboradores. Não se faz um trabalho sozinho, é um trabalho realizado a muitas mãos, com muita responsabilidade por todos que aqui estão. E o que nós queremos é dar continuidade a esse legado, para que as próximas gerações, as próximas pessoas que vierem cuidar da Vila São Cottolengo, continuem com essa missão tão bonita, tão honrosa, que dá tanto orgulho para Trindade, tanto orgulho para o estado, que dá tanto orgulho para o Brasil. É difícil explicar a missão que é realizada aqui por palavras. É importante ver, perceber, experimentar aquilo que é realizado por dentro desses muros. Então o que nós queremos é que esse trabalho continue. Nós vamos passar, todos nós passamos, mas a missão da Vila ela é perpétua, porque ela pertence a alguém muito maior que nós, ao próprio Deus. É ele quem conduz essa história e eu tenho certeza que no ano de 2024, o Pai Eterno continuará conduzindo essa missão, para que ela seja realizada de maneira contínua e com eficácia pelos próximos anos e eu tenho certeza que continuaremos celebrando 100, 200 anos de história digna. Digna de amor, digna de bons corações.

 

Como os desafios enfrentados em 2024, influenciarão a visão de longo prazo da instituição?

Irmão Michael Goulart, CSsR: O que nós queremos é continuar o trabalho que aqui é realizado de maneira qualitativa. Então nós vamos buscar junto aos órgãos públicos, junto as pessoas que nos ajudam de alguma forma a afazer com que o trabalho seja sempre ampliado. São muitas as pessoas que buscam por essa casa a procura de atendimento e que a gente quer nos próximos anos é a continuidade. A Vila, ela preparou dentro de um planejamento estratégico e também dentro do planto diretor, nosso trabalho para os próximos 20 anos. Então nós estamos engajados, dentro de um planejamento, dentro de um grupo de trabalho, que tem nos direcionado naquilo que a Vila pode e poderá fazer para que ampliemos o nosso serviço. O que nós querermos é qualificar o serviço que temos hoje e ampliá-lo no sentido de qualidade. Atender mais pessoas com uma excelente qualidade e com certeza o trabalho que é realizado no hospital para as pessoas externas e o trabalho que é realizado aqui internamente para os pacientes que vivem na Vila, esse trabalho vai continuar e vai ser ampliado com a qualidade que nós precisamos. Para que esse trabalho aconteça, nós precisamos sempre com o apoio e as orações das pessoas que conhecem nosso trabalho. Mais importante que pedir sua ajuda, eu peço sua oração, eu peço que você reze por nosso trabalho, que você reze por nossa missão, você que sabe o trabalho que aqui é realizado, que na sua oração diária você coloque as pessoas que vivem aqui, que são cuidadas por essa instituição, para que possamos sempre mais continuar com esse cuidado e fazer com que elas tenham uma vida com muita qualidade, porque é isso que essas pessoas precisam.

Eu termino essa fala convidando você que já conhece a Vila, para que venha e viva novamente essa experiência e você que ainda não conhece, já ouviu falar mas não teve a oportunidade de vir à Vila, venha, conheça o trabalho que aqui é realizado, eu tenho certeza que você ao entrar na Vila, não sairá daqui da mesma forma como você entrou, porque a experiência é muito bonita, a vivência é muito bonita. Aqui é uma casa de alegria, aqui é uma casa de esperança, aqui é uma casa de gente feliz. Então venha experimentar esse amor, conheça o trabalho que aqui é realizado e reze por nós, para que continuemos com esse legado que não nos pertence, que pertence ao Pai Eterno. Deus abençoe a todos!

 

Fonte: ASCOM Vila