Atividades Terapêuticas
Os Passeios Terapêuticos representam uma importante estratégia de reabilitação e promoção da saúde emocional dos pacientes em regime de internação de longa permanência. Essas saídas são cuidadosamente planejadas pela equipe multiprofissional e têm como objetivo proporcionar novas experiências, estimular a convivência social e fortalecer vínculos afetivos. Ao sair do ambiente hospitalar, os pacientes vivenciam momentos contato com o mundo externo e a certeza de pertencimento à comunidade, fatores essenciais para o equilíbrio mental e emocional.
A terapia por meio dos passeios não representa apenas lazer, ela contribui diretamente para o desenvolvimento da autonomia, além de fortalecer a socialização e da autoestima, oferecendo oportunidades para que os pacientes se expressem, se comuniquem e exercitem habilidades aprendidas durante o processo de internação.
A alegria dos pacientes durante os Passeios Terapêuticos é reflexo do cuidado humanizado que caracteriza a missão da Vila São Cottolengo. Em alguns destes passeios a instituição conta com o auxílio de voluntários que durante o percurso assumem a responsabilidade pelo traslado de um paciente, seja cadeirante ou andante. Normalmente, passeio em Trindade, por exemplo, a quantidade de pacientes, dependerá da quantidade de voluntários que se dispuserem, confirmando sua presença no passeio previamente estabelecido no calendário da Vila.
Além do mais, considerando a imensa disposição de espaço e estrutura física, os passeios terapêuticos também ocorrem dentro da instituição, por meio das ruas, assim como na chácara da Vila.
Conheça as empresas que participam do projeto Empresas do Bem










































