Passeios Terapêuticos

Passeios Terapêuticos

Atividades Terapêuticas

Os Passeios Terapêuticos representam uma importante estratégia de reabilitação e promoção da saúde emocional dos pacientes em regime de internação de longa permanência. Essas saídas são cuidadosamente planejadas pela equipe multiprofissional e têm como objetivo proporcionar novas experiências, estimular a convivência social e fortalecer vínculos afetivos. Ao sair do ambiente hospitalar, os pacientes vivenciam momentos contato com o mundo externo e a certeza de pertencimento à comunidade, fatores essenciais para o equilíbrio mental e emocional.
A terapia por meio dos passeios não representa apenas lazer, ela contribui diretamente para o desenvolvimento da autonomia, além de fortalecer a socialização e da autoestima, oferecendo oportunidades para que os pacientes se expressem, se comuniquem e exercitem habilidades aprendidas durante o processo de internação.
A alegria dos pacientes durante os Passeios Terapêuticos é reflexo do cuidado humanizado que caracteriza a missão da Vila São Cottolengo. Em alguns destes passeios a instituição conta com o auxílio de voluntários que durante o percurso assumem a responsabilidade pelo traslado de um paciente, seja cadeirante ou andante. Normalmente, passeio em Trindade, por exemplo, a quantidade de pacientes, dependerá da quantidade de voluntários que se dispuserem, confirmando sua presença no passeio previamente estabelecido no calendário da Vila.
Além do mais, considerando a imensa disposição de espaço e estrutura física, os passeios terapêuticos também ocorrem dentro da instituição, por meio das ruas, assim como na chácara da Vila.

Empresas do Bem

Conheça as empresas que participam do projeto Empresas do Bem

Política de Privacidade – Canal de Denúncias

Este Canal de Denúncias foi criado para garantir um ambiente seguro, ético e transparente. Todas as informações registradas são tratadas com confidencialidade e responsabilidade.

1. Coleta de Informações
Podem ser coletadas informações fornecidas voluntariamente pelo denunciante, como nome, CPF, e-mail, telefone e demais dados informados no formulário. O envio pode ser realizado de forma anônima.

2. Finalidade do Tratamento
As informações coletadas são utilizadas exclusivamente para:

  • Apuração da denúncia;

  • Comunicação relacionada ao andamento do caso (quando identificado);

  • Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias.

3. Confidencialidade e Segurança
As denúncias são armazenadas em ambiente seguro, com acesso restrito à equipe autorizada. Medidas técnicas e administrativas são adotadas para proteger os dados contra acessos não autorizados, perda ou uso indevido.

4. Anonimato
Caso o denunciante opte pelo envio anônimo, nenhuma informação de identificação será exigida ou divulgada.

5. Compartilhamento de Dados
As informações poderão ser compartilhadas apenas quando necessário para investigação interna ou para cumprimento de exigências legais.

6. Armazenamento
Os dados serão mantidos pelo período necessário à apuração dos fatos e conforme exigências legais aplicáveis.

7. Direitos do Titular
Nos casos de denúncia identificada, o titular poderá solicitar informações sobre seus dados pessoais, conforme previsto na legislação vigente (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).

Ao enviar uma denúncia, o usuário declara estar ciente e de acordo com esta Política de Privacidade.