fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

SIGA A VILA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blog

Roda de Música auxilia o desenvolvimento psicossocial dos alunos do Centro de Ensino Especial

São muitas as atividades desenvolvidas no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo. A escola, que está localizada dentro da Vila São Cottolengo, recebe alunos com deficiências múltiplas da própria instituição ou externos. Além disso, o Centro de Ensino conta com profissionais capacitados e que planejam o dia a dia dos discentes de modo a estimular o desenvolvimento escolar e social de cada um deles.

Uma das atividades pensada pelos educadores do local é a “Roda de Música”, que consiste em um momento descontraído, interativo e que auxilia no trabalho realizado dentro da sala de aula. Semanalmente, uma das turmas é escolhida para participar da dinâmica. Desse modo, todos os alunos conseguem participar da atividade em conjunto com seus colegas de classe.

O nome “Roda de Música” explica bem o que acontece durante a ação. Alunos e professores formam uma roda e cantam por horas! Além disso, eles fazem uso de instrumentos para auxiliar nas melodias. Esse momento é sempre muito aguardado, já que representa uma das tantas atividades desenvolvidas de forma especial para auxiliá-los no processo de aprendizagem.

Para a professora Tereza Borges, que é umas das idealizadoras do projeto, a “Roda de Música” representa uma importante ferramenta no desenvolvimento psicossocial dos discentes. “O objetivo é desenvolver e estimular as habilidades física, motora, cognitiva e a orientação espacial e auditiva dos alunos com deficiências múltiplas”, explicou a educadora.

Esse projeto teve início em 2019. Em 2020 e 2021, mesmo com a pandemia, foi dado continuidade de forma remota. Hoje, estamos retomando o projeto de forma presencial”, completou a professora. A atividade gera resultados tão significativos no desenvolvimento social e na educação dos alunos do Centro de Ensino que, representado pela professora Tereza, já foi destaque até mesmo em congressos sobre educação.

Veja as fotos da Roda de Música

Taissa Gracik