fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

SIGA A VILA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blog

Em terapia culinária, paciente resgata memória da avó e pede para comer pirão

A semana começou trazendo memórias afetivas para a paciente Maria Socorro Frazão, interna da Unidade Nossa Senhora Aparecida (UNSA). Lembrando de sua avó, a paciente fez um pedido durante a terapia culinária: comer pirão de peixe no almoço desta segunda-feira, dia 13.

terapia vila são cottolengo

O pedido foi atendido e desenvolvido durante a atividade conhecida como Cozinha Terapêutica, que é uma terapia culinária para desenvolver e resgatar habilidades funcionais, além de promover de maneira prazerosa conceitos de nutrição, alimentação saudável e higiene, bem como rememorar a história de vida dos pacientes.

Assim como aconteceu com a Socorro, e como ela mesma conta: “Eu to cortando o tomate para fazer o pirão. A vovó fazia umas comidinhas tão gostosas. Eu tenho saudade”, relembra.

Ganhos terapêuticos

A psicóloga Helena Maria Alves explica que, dentro do objetivo de resgatar a história de vida dos pacientes, é comum atender a estes pedidos. Segundo ela, já foram feitos na Cozinha Terapêutica alimentos como pamonha, pão de queijo, pudim, entre outros.

“Os pacientes têm diversos ganhos nesta atividade. Eles trazem um pouco desse contexto familiar, o que ameniza um pouco a institucionalização. Eles se sentem mais respeitados, trabalha a autonomia, autoconfiança. No caso da Socorro, por exemplo, ela dá até dicas de como fazer, pois relembra da avó que fazia”, pontua Helena.

Carolina Simiema