Cottolengo

Vila faz adequações de espaços e revitaliza a estrutura da instituição

Ao celebrar 70 anos, a Vila passa por várias transformações, atualmente quem chega à Instituição é surpreendido pelas diversas melhorias já realizadas, graças a uma gestão eficiente e doadores caridosos.

Segundo o Missionário Redentorista Irmão Michael Dourado Goulart, diretor financeiro, a atual gestão entende que a adaptação e qualificação dos espaços melhora a excelência do atendimento ao público e reforça o legado da instituição. “Todas as obras que hoje acontecem na Casa, vêm para qualificar o nosso atendimento, o nosso serviço e a nossa missão, que ao celebrar 70 anos, renovamos o nosso legado que é cuidar com amor”, afirma o religioso.

Logo na entrada principal observa-se uma estrutura de 4 metros, que chama a atenção pela grandiosidade. Ainda em obras, o monumento em comemoração aos 70 anos da Vila São Cottolengo tem a assinatura do artista plástico Sílvio Morais e fica na Praça da Amizade. Com alicerces de seis metros de profundidade, foram gastos 6m³ de concreto e 200 quilos de aço. Em breve, o monumento será inaugurado.

O alambrado que cincundava a Vila foi substituído por gradil, por ter maior durabilidade melhorando a segurança dos pacientes que moram no local. Foram 490 metros de substituição na parte frontal da instituição, e a obra foi custeada por doações. Também foram trocados os portões de acesso, houve adequação das calçadas e instalação de novos corrimãos de aço inox.

A capela voltou a ser amarela, cor que era utilizada nos primórdios da Vila, e relembra os templos barrocos do século XVI, arquitetura usada pela igreja como um meio de se colocar perto do povo. Todas as imagens e estátuas, que ficam nas áreas externas, foram restauradas e a pintura das calçadas está sendo revitalizada.

As guaritas receberam um cuidado especial, foram todas revestidas com porcelanato 60×60 esmaltado, além de receber adequações no sistema elétrico, de dados e central de alarme de incêndios. A fachada principal foi revestida com ACM de cor branca e foram instaladas letras caixas em aço galvanizado, pintado com tratamento anticorrosivo e pintura com esmalte sintético, que reforça a durabilidade.

Sávio Faleiro

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Política de Privacidade – Canal de Denúncias

Este Canal de Denúncias foi criado para garantir um ambiente seguro, ético e transparente. Todas as informações registradas são tratadas com confidencialidade e responsabilidade.

1. Coleta de Informações
Podem ser coletadas informações fornecidas voluntariamente pelo denunciante, como nome, CPF, e-mail, telefone e demais dados informados no formulário. O envio pode ser realizado de forma anônima.

2. Finalidade do Tratamento
As informações coletadas são utilizadas exclusivamente para:

  • Apuração da denúncia;

  • Comunicação relacionada ao andamento do caso (quando identificado);

  • Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias.

3. Confidencialidade e Segurança
As denúncias são armazenadas em ambiente seguro, com acesso restrito à equipe autorizada. Medidas técnicas e administrativas são adotadas para proteger os dados contra acessos não autorizados, perda ou uso indevido.

4. Anonimato
Caso o denunciante opte pelo envio anônimo, nenhuma informação de identificação será exigida ou divulgada.

5. Compartilhamento de Dados
As informações poderão ser compartilhadas apenas quando necessário para investigação interna ou para cumprimento de exigências legais.

6. Armazenamento
Os dados serão mantidos pelo período necessário à apuração dos fatos e conforme exigências legais aplicáveis.

7. Direitos do Titular
Nos casos de denúncia identificada, o titular poderá solicitar informações sobre seus dados pessoais, conforme previsto na legislação vigente (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).

Ao enviar uma denúncia, o usuário declara estar ciente e de acordo com esta Política de Privacidade.