Vila vence gincana de sustentabilidade e ganha bônus na conta de energia
A Vila São Cottolengo foi beneficiada com um bônus de R$ 1.008,81 na conta de energia por meio da entrega de mais de 5 mil kg de resíduos recicláveis junto ao Programa e à Gincana Ecoenel 2019, projeto de sustentabilidade da Enel que permite a troca de resíduos recicláveis por bônus na conta de energia dos clientes.
Para participar, os clientes, pessoas física ou jurídica, deveriam levar aos postos de coleta do programa o material reciclável que descartam, tais como: papel, latinhas, garrafas PET, entre outros. Em troca, receberiam bônus na sua conta de energia, ou na conta de energia de outra unidade consumidora. Além de Goiás, o programa ficou ativo nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo.
A premiação
A 5ª Gincana Ecoenel foi executada pelos colaboradores da Enel, que foram divididos em equipes com 4 integrantes cada. Na ocasião das inscrições, cada equipe escolheu uma instituição beneficente para entregar o bônus.
A Vila São Cottolengo foi escolhida pela equipe vencedora, que arrecadou, em parceria com a instituição, 5.148,39 kg de resíduos, das 13,8 toneladas coletadas em Goiás.
Projeto Reciclar
A Vila São Cottolengo mantém o Projeto Reciclar, que é uma iniciativa de responsabilidade socioambiental e cidadania institucional. O projeto visa contribuir com a preservação do meio ambiente a partir da separação e coleta de resíduos recicláveis.
O Reciclar já vai para o seu décimo ano de existência e tem como objetivo também mobilizar a sociedade e os colaboradores da instituição no que se refere às questões ambientais, ao correto descarte dos itens inutilizáveis, além de arrecadar recursos com a venda dos resíduos adquiridos.
O engenheiro ambiental da Vila São Cottolengo, Victor Hugo Vilarinho, esclarece sobre a importância de um projeto como este na instituição: “O Projeto Reciclar demonstra a preocupação da Vila em fazer todo esse processo de descarte de forma sustentável e inteligente, além de ser uma fonte de renda para Casa”.
Em 2018, o projeto arrecadou R$ 67.183,50 para a instituição.
Tipos de resíduos que recebemos:
Papel – (Jornais, revistas, caixas, folhetos, listas telefônicas, cadernos, livros, etc.).
Plástico – (Embalagens de produtos de limpeza, garrafas de refrigerantes, sacos, etc.).
Metal – (Ferragens, arames, chapas, cobre, inox, alumínio, cadeiras, etc.).
Eletrônicos – (Monitores, CPU, estabilizador, etc.).
Baterias automotivas.
Carolina Simiema