Cottolengo

Pacientes participam de atividade de prevenção ao câncer de mama

As 54 pacientes do Núcleo de Integração e Convivência (NIC) participaram, nesta quinta-feira (15), de uma atividade de orientação sobre a prevenção ao câncer de mama em celebração ao Outubro Rosa.

Usando roupas ou adereços na cor rosa, as pacientes ouviram com atenção as orientações da equipe profissional sobre o cuidado com as mamas e a importância do autoexame.

A profissional de Educação Física, Dinamara Tasso, conduziu as atividades: “Já é o quarto ano consecutivo que a gente faz essa atividade mostrando para elas a importância de uma boa alimentação, da atividade física, e falando também sobre o autocuidado no dia a dia, trabalhando a autoestima delas, falando sobre o autoexame das mamas junto com a orientação dos profissionais”, explica.

 Dinamara, que passou pela experiência de ser curada do câncer de mama, ressaltou ainda a importância da atividade física na prevenção de várias doenças como diabetes, pressão alta, obesidade e deu ênfase na questão do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.

“As chances de cura quando descoberto no início são muito maiores, por isso a importância do toque, de se autoconhecer. É um tratamento complicado, difícil. Tem quimioterapia, radioterapia, mas hoje, graças a Deus, estou curada. É um mês muito especial e quero passar isso para as nossas pacientes”, conta.

Outubro Rosa Vila São Cottolengo

Possíveis sinais e sintomas do câncer de mama

– alterações no tamanho ou forma da mama;

– nódulo único e endurecido;

– vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo;

– nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;

– sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;

– sensação de nódulo aumentado na axila;

– espessamento ou retração da pele ou do mamilo;

– secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos;

– assimetria entre as duas mamas;

– presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;

– endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;

– coceira frequente na mama ou no mamilo;

– formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;

– inversão do mamilo;

– inchaço do braço;

– dor na mama ou no mamilo.

O aparecimento dessas anormalidades pode ocorrer de forma isolada ou simultânea. É importante lembrar que esses sinais nem sempre indicam a presença de um câncer, sendo necessário consultar um médico para ter o correto diagnóstico.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. As pacientes da Vila São Cototlengo realizam exames preventivos anualmente, ou conforme necessidade individual.

 

Carolina Simiema

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Política de Privacidade – Canal de Denúncias

Este Canal de Denúncias foi criado para garantir um ambiente seguro, ético e transparente. Todas as informações registradas são tratadas com confidencialidade e responsabilidade.

1. Coleta de Informações
Podem ser coletadas informações fornecidas voluntariamente pelo denunciante, como nome, CPF, e-mail, telefone e demais dados informados no formulário. O envio pode ser realizado de forma anônima.

2. Finalidade do Tratamento
As informações coletadas são utilizadas exclusivamente para:

  • Apuração da denúncia;

  • Comunicação relacionada ao andamento do caso (quando identificado);

  • Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias.

3. Confidencialidade e Segurança
As denúncias são armazenadas em ambiente seguro, com acesso restrito à equipe autorizada. Medidas técnicas e administrativas são adotadas para proteger os dados contra acessos não autorizados, perda ou uso indevido.

4. Anonimato
Caso o denunciante opte pelo envio anônimo, nenhuma informação de identificação será exigida ou divulgada.

5. Compartilhamento de Dados
As informações poderão ser compartilhadas apenas quando necessário para investigação interna ou para cumprimento de exigências legais.

6. Armazenamento
Os dados serão mantidos pelo período necessário à apuração dos fatos e conforme exigências legais aplicáveis.

7. Direitos do Titular
Nos casos de denúncia identificada, o titular poderá solicitar informações sobre seus dados pessoais, conforme previsto na legislação vigente (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).

Ao enviar uma denúncia, o usuário declara estar ciente e de acordo com esta Política de Privacidade.