A Vila São Cottolengo possui 10 unidades de internação permanente que prezam pelo bem-estar e entregam um atendimento de excelência para os seus pacientes, proporcionando qualidade de vida a todos os assistidos. Cada unidade mantém uma coordenadora ou uma Irmã Filha da Caridade de São Vicente de Paulo e uma equipe Multiprofissional com atendimento em: psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia motora e respiratória, nutrição, serviço social, terapia ocupacional, educação física, farmácia, além de médicos e enfermeiros 24h/dia.
Recebem também acompanhamento odontológico, bem como atendimento do Programa Reabilitar, com dispensação de órteses, cadeiras de rodas, mesas adaptadas e outros meios de locomoção, e aparelhos auditivos.
Possui 54 pacientes do sexo feminino, com idades entre 22 e 83 anos. Com deficiência mental moderada a severa, associada ou não a um acometimento físico leve, apresentam semi-independência nas atividades de vida diária.
As pacientes participam de diversas atividades: Grupo de Expressão Corporal Raio de Luz, Banda Inclusiva Luar e algumas frequentam o Centro de Ensino Especial São Vicente Paulo.
Possui 33 pacientes do sexo masculino, com idades entre 21 e 65 anos. São cadeirantes, dependes e acometidos por doenças neurológicas que acarretam dificuldades motoras e intelectuais. A maioria apresenta disfagia, que é uma dificuldade grave na deglutição dos alimentos.
Alguns frequentam a o Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo, participam do Grupo de Expressão Corporal Raio de Luz e da Banda inclusiva Luar.
Possui 30 pacientes do sexo feminino, com idades entre 20 e 66 anos, com patologias diversas: deficiência intelectual, deficiência auditiva, deficiência visual e demências não especificadas. Algumas frequentam o Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo.
Acolhe 29 pacientes do sexo feminino, com idades entre 22 e 57 anos, andantes, com alterações cognitivas, deficiência intelectual, visual, auditiva e demências não especificadas. Algumas frequentam o Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo e participam do Grupo de Expressão Corporal Raio de Luz.
A Unidade Menino Jesus e Unidade Virgem Poderosa são unidades infantojuvenis que acolhem 24 pacientes, sendo 10 do sexo feminino e 14 do sexo masculino, com idades entre 0 e 18 anos. São acometidos por doenças neurológicas que acarretam dificuldades motoras e intelectuais. Apresentam dificuldade de deglutição de alimentos. Por se tratar de uma unidade infantojuvenil, a qual os internos estão em desenvolvimento, grande maioria frequenta a Escola Especial São Vicente de Paulo e até mesmo escola de ensino regular. Além disso, a unidade possui um espaço para brinquedoteca.
Possui 31 pacientes do sexo feminino, com idades entre 34 e 93 anos, que apresentam deficiência física, mental, demências não especificadas e alteração da capacidade visual e auditiva. Muitas apresentam dificuldades motoras, não caminham sozinhas ou necessitam de algum tipo de auxílio, outras são cadeirantes restritas. A maioria apresenta dificuldades de deglutição, pela disfagia.
Unidade masculina com 35 pacientes com idades entre 20 e 68 anos. Recebe pacientes com limitações motoras que são cadeirantes e andantes. Todos são dependentes de autocuidado. Apresentam patologias diversas: deficiências neurológicas, deficiência intelectual, demências não especificadas e baixa capacidade visual e auditiva. Alguns pacientes participam da Banda Inclusiva Luar e estudam no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo. Um dos pacientes participa de um programa de rádio do município levando notícias sobre a instituição.
Acolhe 35 pacientes do sexo masculino, com idades entre 22 e 83 anos. São pacientes com limitações motoras que são cadeirantes e andantes. Todos são dependentes de autocuidado. Apresentam patologias diversas, dentre elas: deficiência intelectual, motora, visual, auditiva e demências não especificadas, além de dificuldades de deglutição, causadas pela disfagia. Alguns participam da Banda Inclusiva Luar e estudam no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo.
Acolhe 30 pacientes do sexo feminino, com idades entre 20 e 51 anos, com patologias neurológicas e mentais. A maioria é cadeirante e algumas andam com auxílio. Apresentam dificuldades de deglutição, pela disfagia, e são totalmente dependentes no autocuidado. Muitas mantém entendimento da realidade e conseguem expressar seus desejos. Alguns pacientes estudam no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo.
Unidade feminina com 30 pacientes e idades entre 21 e 89 anos. Todas cadeirantes e dependentes no autocuidado. Com patologias diversas, mas com predomínio neurológico, apresentam deficiências associadas, dentre elas: deficiência intelectual, motora, visual, auditiva e demências não especificadas. Apresentam dificuldades de deglutição grave, pela disfagia. Alguns pacientes estudam no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo.