Administrada pelos Missionários Redentoristas e pelas Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a Instituição tem a missão de promover vida com excelência para a pessoa com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, como expressão da ação evangelizadora da Igreja Católica.
Em período integral, a Vila presta assistência a 330 pacientes com deficiências múltiplas e realiza cerca de 2.700 atendimentos ambulatoriais e educacionais diariamente. Este importante trabalho é fruto de convênio com o SUS e doações de pessoas caridosas.
Com 72 anos de história, a Vila São Cottolengo tornou-se hospital referência no tratamento de pessoas com deficiência. Atendimento personalizado, terapias específicas e muito carinho são dispensados aos pacientes internos de longa permanência. Para realizar este trabalho de excelência, a entidade conta com 760 colaboradores, dedicados à missão de servir.
Na parte ambulatorial, oferece 13 especialidades médicas, terapêuticas e odontológicas, com atendimentos pelo SUS, convênios e particular com preços especiais. Além disso, realiza exames de diagnóstico, laboratoriais e por imagem. Cirurgias eletivas e de média complexidade também são realizadas no Centro Médico São Cottolengo.
Atualmente, atende pelo SUS pacientes de Trindade e outras 135 cidades conveniadas na dispensação de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e aparelhos auditivos. Oferece tratamento em fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. As consultas são marcadas na central de regulação de cada município.