Centro de Ensino Especial

Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo

A iniciativa de criar uma escola voltada para os pacientes da Vila surgiu do anseio de ampliar as atividades oferecidas a eles.
Fundado em 1963, o Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo, foi criado com a finalidade de oferecer aos pacientes internos da Vila São Cottolengo, uma extensão de atividades terapêutica dentro de uma realidade temporal em que não se compreendia a necessidade de uma educação voltada à pessoa com deficiência.
Pensado pelas Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a escola estendeu seu campo de atuação para o público externo, recebendo alunos de Trindade e cidades circunvizinhas.
Mantido pela Vila São Cottolengo em convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e parceria com o município de Trindade, o centro de ensino funciona de segunda a sexta-feira, atendendo em dois períodos e conta com equipe altamente capacitada, com formação e especialização em educação inclusiva, para atender os mais de 350 alunos matriculados, entre pacientes da Vila, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
A educação inclusiva, compreende capacitação leitura, estimulação precoce, socialização, atividades de vida diária – AVD ultrapassando os limites da formação curricular, garantindo que cada aluno receberá, além da aprendizagem formal, inclusão e reabilitação.

Política de Privacidade – Canal de Denúncias

Este Canal de Denúncias foi criado para garantir um ambiente seguro, ético e transparente. Todas as informações registradas são tratadas com confidencialidade e responsabilidade.

1. Coleta de Informações
Podem ser coletadas informações fornecidas voluntariamente pelo denunciante, como nome, CPF, e-mail, telefone e demais dados informados no formulário. O envio pode ser realizado de forma anônima.

2. Finalidade do Tratamento
As informações coletadas são utilizadas exclusivamente para:

  • Apuração da denúncia;

  • Comunicação relacionada ao andamento do caso (quando identificado);

  • Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias.

3. Confidencialidade e Segurança
As denúncias são armazenadas em ambiente seguro, com acesso restrito à equipe autorizada. Medidas técnicas e administrativas são adotadas para proteger os dados contra acessos não autorizados, perda ou uso indevido.

4. Anonimato
Caso o denunciante opte pelo envio anônimo, nenhuma informação de identificação será exigida ou divulgada.

5. Compartilhamento de Dados
As informações poderão ser compartilhadas apenas quando necessário para investigação interna ou para cumprimento de exigências legais.

6. Armazenamento
Os dados serão mantidos pelo período necessário à apuração dos fatos e conforme exigências legais aplicáveis.

7. Direitos do Titular
Nos casos de denúncia identificada, o titular poderá solicitar informações sobre seus dados pessoais, conforme previsto na legislação vigente (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).

Ao enviar uma denúncia, o usuário declara estar ciente e de acordo com esta Política de Privacidade.