A iniciativa de criar uma escola voltada para os pacientes da Vila surgiu do anseio de ampliar as atividades oferecidas a eles.
Fundado em 1963, o Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo, foi criado com a finalidade de oferecer aos pacientes internos da Vila São Cottolengo, uma extensão de atividades terapêutica dentro de uma realidade temporal em que não se compreendia a necessidade de uma educação voltada à pessoa com deficiência.
Pensado pelas Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a escola estendeu seu campo de atuação para o público externo, recebendo alunos de Trindade e cidades circunvizinhas.
Mantido pela Vila São Cottolengo em convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e parceria com o município de Trindade, o centro de ensino funciona de segunda a sexta-feira, atendendo em dois períodos e conta com equipe altamente capacitada, com formação e especialização em educação inclusiva, para atender os mais de 350 alunos matriculados, entre pacientes da Vila, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
A educação inclusiva, compreende capacitação leitura, estimulação precoce, socialização, atividades de vida diária – AVD ultrapassando os limites da formação curricular, garantindo que cada aluno receberá, além da aprendizagem formal, inclusão e reabilitação.