Dia Internacional da Síndrome de Down
Data lembra a importância da inclusão, respeito e igualdade de direitos
No dia 21 de março, o mundo se une para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma data emblemática que nos lembra da importância da inclusão, do respeito e da igualdade de direitos para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças genéticas.
Na Vila São Cottolengo, essa realidade é vivenciada diariamente: 23 pacientes com Síndrome de Down são atendidos com carinho, dedicação e respeito. A maioria deles são alunos do Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo – CEESVP, um espaço que promove não apenas o desenvolvimento, mas também o bem-estar emocional e social de cada indivíduo.
Ao longo dos anos, a data de 21 de março tem sido um marco para a conscientização e a quebra de estigmas em relação à síndrome de Down. Proposta pelo Brasil e oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, essa celebração tem como objetivo central destacar a importância da inclusão e do respeito às pessoas que vivem com essa condição em todas as esferas da sociedade.
Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, é fundamental a reflexão sobre o que se pode fazer para promover um ambiente mais inclusivo e acolhedor. Na Vila São Cottolengo tanto os pacientes das unidades de longa permanência, quanto aqueles atendidos no CEESVP, recebem cuidados e suporte necessário para garantir o bem-estar e a qualidade de vida. Aqui, realizam atividades de pintura, artesanato, atividades físicas, atendimentos médicos e tantas outras formas de atenção e cuidados.
Fonte: ASCOM Vila