Cottolengo

Hospital São Cottolengo agora oferece serviços em Geriatria

Nova especialidade em Geriatria chega para compor rede de cuidados para a melhor idade, a pacientes que sofreram complicações com covid-19 ou AVE, e pessoas que buscam envelhecer com mais qualidade de vida.

O Hospital São Cottolengo agora oferece uma nova especialidade médica para atender com ainda mais excelência os seus pacientes. Estamos falando da Geriatria. A médica especializada Larissa Vítor atende às segundas-feiras, no período da tarde, com muita paciência, zelo e atenção.

Ela explica que a Geriatria é a especialidade voltada para o cuidado de pessoas idosas, assim como a Pediatria é direcionada para crianças. “De acordo com as definições da Organização Mundial da Saúde, a faixa etária é para acima de 60 anos, mas quem tem 50, 55 anos já pode iniciar um tratamento preventivo, principalmente se tiver casos de doenças hereditárias”, destaca a médica.

A Geriatria oferece uma abordagem completa e sistematizada. Em uma consulta, a Drª Larissa avalia o contexto do paciente no caráter neurológico, a condição social, convivência familiar, evolução física, glicemia, alimentação, pressão arterial, histórico cirúrgico, entre outros aspectos. “Eu trabalho com prevenção e manutenção de saúde e funcionalidade de pacientes mais idosos, e isso exige maior dedicação da minha parte”, acentua.

Propósito

Segundo a Drª Larissa Vítor, a proposta dela é a mesma do Hospital São Cottolengo: promover qualidade de vida ao paciente, de modo que ele tenha um envelhecimento mais saudável. Em casos de doenças incuráveis, a profissional atua com tratamento paliativo durante a evolução dos sintomas e faz o acompanhamento ao longo dos anos seguintes.

“Isso pode incluir associação de fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, fonoaudiologia e uma equipe multidisciplinar. É um trabalho complementar e de parceria. Ou seja, a Geriatria nunca é sozinha: funciona como uma rede de apoio ao paciente”, explica a médica especialista. Os casos mais recorrentes são Acidente Vascular Encefálico, Doença de Parkinson, demências, problemas com disfagia e pós-covid.

Inversão

Nos últimos anos, o Brasil tem passado por uma inversão da pirâmide etária, deixando de ser um país predominante jovem e aumentando a população senil, ou seja, com 60 anos acima. “Com isso, a Geriatria tem ganhado mais destaque, pois as pessoas querem envelhecer bem, com mais qualidade de vida, e é por isso que estamos aqui no Hospital São Cottolengo, que é uma instituição que se preocupa com a melhor idade”, analisa a médica.

Para descobrir as benesses de um tratamento especializado com uma geriatra, basta marcar uma consulta com a Drª Larissa Vítor pelo telefone (62) 3506-9040 / 9001. Ela atende particular e por convênios no Hospital São Cottolengo, às segundas-feiras, no período da tarde. Ligue e faça seu agendamento.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Política de Privacidade – Canal de Denúncias

Este Canal de Denúncias foi criado para garantir um ambiente seguro, ético e transparente. Todas as informações registradas são tratadas com confidencialidade e responsabilidade.

1. Coleta de Informações
Podem ser coletadas informações fornecidas voluntariamente pelo denunciante, como nome, CPF, e-mail, telefone e demais dados informados no formulário. O envio pode ser realizado de forma anônima.

2. Finalidade do Tratamento
As informações coletadas são utilizadas exclusivamente para:

  • Apuração da denúncia;

  • Comunicação relacionada ao andamento do caso (quando identificado);

  • Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias.

3. Confidencialidade e Segurança
As denúncias são armazenadas em ambiente seguro, com acesso restrito à equipe autorizada. Medidas técnicas e administrativas são adotadas para proteger os dados contra acessos não autorizados, perda ou uso indevido.

4. Anonimato
Caso o denunciante opte pelo envio anônimo, nenhuma informação de identificação será exigida ou divulgada.

5. Compartilhamento de Dados
As informações poderão ser compartilhadas apenas quando necessário para investigação interna ou para cumprimento de exigências legais.

6. Armazenamento
Os dados serão mantidos pelo período necessário à apuração dos fatos e conforme exigências legais aplicáveis.

7. Direitos do Titular
Nos casos de denúncia identificada, o titular poderá solicitar informações sobre seus dados pessoais, conforme previsto na legislação vigente (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).

Ao enviar uma denúncia, o usuário declara estar ciente e de acordo com esta Política de Privacidade.