fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

SIGA A VILA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blog

Pacientes da Vila São Cottolengo ganham tarde de hambúrguer em Goiânia

O paciente Carlos Betonini, da Unidade Padre Pelágio da Vila São Cottolengo, contabilizou quantas vezes ele saiu para passear só nesse final de ano e, de acordo com as contas dele, ele participou de, pelo menos, quatro passeios.

“Eu fui no shopping várias vezes. Toda vez que saio para passear eu fico muito feliz porque é bom sair com os meus colegas”, conta entusiasmado.

O sorriso que denuncia a satisfação de Carlos é o mesmo que contagiou também outros 65 pacientes de cinco unidades que, juntos com ele, passaram uma tarde, literalmente deliciosa, na hamburgueria Dom Rapha (@domrapha), em Goiânia, nesta terça-feira, dia 14.

Vila São Cottolengo - hamburguer

Dia de hambúrguer

O dia de hambúrguer para os pacientes da Vila São Cottolengo surgiu de uma ideia da proprietária do estabelecimento e ex-colaboradora da instituição Karine Vieira Carvalho.

Karine, que foi terapeuta ocupacional na antiga unidade São Vicente (que hoje é São Clemente), faz aniversário no próximo dia 25 deste mês e quis fazer a sua comemoração junto com os pacientes da Vila São Cottolengo.

“Na verdade é um presente para mim mesma”, celebra Karine.

A hamburgueria Dom Rapha fica na Avenida T-3, no Setor Bueno, e a chegada dos dois ônibus da Vila São Cottolengo com os pacientes foi uma festa só.

A ansiedade enquanto esperavam pelo hambúrguer era visível nos olhinhos de cada um deles. Música para distrair, picolé para refrescar antes do lanche, até que chegou o momento de saborear o delicioso sanduíche.

Rute Maria de Jesus, paciente da unidade Núcleo de Integração e Convivência (NIC), foi uma das primeiras a receber o lanche: “Deve estar muito gostoso”, concluiu.

A ex-colaboradora e responsável pela ação trabalhou por um ano na Vila e diz que foi a melhor experiência de vida que ela já teve:

“Eu cresci muito como ser humano, como profissional e gosto muito de ajudá-los, mesmo não estando mais lá. Sempre será a minha segunda casa”.

Vila São Cottolengo - hamburguer

Para a vida toda

O carinho e admiração pela Vila São Cottolengo é tão forte que Karine fez até mesmo uma tatuagem em seu antebraço com o slogan da instituição: “Nem a lua precisa do corpo inteiro para encantar o mundo”.

A decisão de “levar a Vila para sempre” ocorreu no momento em que ela saiu da instituição:

“Foi uma decisão bem sofrida, mas, na época, eu tive que deixar o trabalho na Vila São Cottolengo e então foi uma maneira de carregar para sempre esse lugar que tanto me ensinou”, relata a terapeuta e empresária, que ainda complementa: “A Vila que prestou um trabalho para mim e não o contrário”.

Karine afirma que, hoje, a tatuagem é como se fosse um amuleto para ela:

“Às vezes, quando eu estou triste ou com alguma dificuldade, eu olho para o meu braço e me lembro quanto amor e esperança existem nesse lugar”.

Vila São Cottolengo - hamburguer

Os benefícios de um passeio

A psicóloga e coordenadora de unidade, Valquíria Cândido, esclarece que as experiências externas são extremamente importantes para a socialização dos pacientes.

“Tudo é novo e interessante para eles. Ir a um supermercado se torna algo novo. É o reconhecimento de novas áreas, já que eles saem de uma cidade menor para uma capital, inclusive uma das pacientes sabe até que aqui perto tem um shopping”, conta.

Valquíria afirma ainda que os benefícios de atividades como estas se prolongam para além do evento: “reflete até mesmo dentro das unidades, eles não brigam, conversam mais. É realmente muito bom”.

Carolina Simiema