fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

SIGA A VILA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blog

“Eu fico feliz e bonita”, diz paciente após salão de beleza na Vila

O “dia da beleza” na Vila São Cottolengo é todo dia. De segunda a sexta, o Salão da Margarida, que é o espaço de beleza oficial das pacientes da instituição, fica em pleno funcionamento cuidando dos cabelos, unhas e “cútis” das nossas meninas, que são mais que exigentes.

A cabeleireira Ana Maria Nascimento é a responsável pelo salão, que, segundo ela, já existe há, pelo menos, 20 anos como uma iniciativa terapêutica para os pacientes.

Trabalhar a autoestima e segurança é o principal objetivo do projeto, que inclui todo tipo de serviço, como cortes de cabelo, unhas, tinturação, sobrancelhas e vários outros. Além disso, assim como toda atividade desenvolvida na Vila São Cottolengo, o salão terapêutico também tem como função abstrair o caráter de institucionalização, aproximando os pacientes da realidade lá fora.

“Tudo que existe em um salão de beleza lá fora, a gente faz aqui também. E é muito satisfatório ver a carinha delas depois, os olhinhos brilham. Elas ficam muito felizes, se achando bonitas. Quantas vezes elas chegam meio cabisbaixas, a gente faz uma escova e elas voltam para as unidades felizes”, conta Ana.

Salão de beleza vila

Agendamento no salão de beleza

O salão funciona todos os dias, das 7h às 11h, por agendamento de unidade. São 10 unidades na instituição e cada dia é reservado para alguma delas, incluindo as masculinas. É um trabalho contínuo, já que cada unidade tem, em média, 30 a 35 pacientes.

“A gente faz o acompanhamento dos pacientes por unidade. Então, por exemplo, a primeira unidade do mês, já no final do mês, tem que voltar para cortar o cabelo novamente, principalmente os homens, cujos cabelos crescem mais rápido”, explica a responsável.

Ana conta ainda que muitas pacientes já chegam com o pedido na ponta da língua: “Pintar o cabelo, fazer a unha e sobrancelha são pedidos de sempre. Algumas fazem a unha em um dia e já no outro querem passar outro esmalte”, brinca.

Salão de beleza Vila

Autoestima delas

A paciente Eliene Fernandes, da Unidade Santa Tereza, diz que fazer a unha do pé é o que ela mais gosta: “Eu gosto de ficar com o pé arrumadinho”, confessa.

Já Lucélia Alves, da mesma unidade, contou que gosta de escovar o cabelo e fazer a sobrancelha. Ela diz que se sente “muito feliz” quando vai ao salão: “Eu fico feliz e bonita”.

 

 

Carolina Simiema