Mês de Conscientização sobre o Autismo e Cuidados para Pacientes de Longa Permanência, Alunos do Centro Especial de Ensino São Vicente de Paulo e Pacientes do CER III
Rodas de conversa e programação especial com direito a sessões de cinema organizado pelo Centro de Especialidades Médicas com participação do CEESVP
Abril é marcado pela conscientização sobre o autismo, uma condição neurobiológica que afeta a maneira como a pessoa se comunica, interage socialmente e percebe o mundo. Na Vila São José Bento Cottolengo, que acolhe mais de 300 pacientes em regime de longa permanência, o mês de abril tem um significado ainda mais especial. Aqui, além das atividades de conscientização sobre o autismo, a dedicação e atendimento de qualidade aos pacientes e alunos é uma realidade constante, refletindo o compromisso da instituição com a saúde e o bem-estar de cada pessoa.
A Vila é reconhecida pelo atendimento especializado a pessoas com deficiência e oferece um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades de cada indivíduo, com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais especializados.
Esses pacientes recebem acompanhamento constante e personalizado, com atividades que estimulam o desenvolvimento motor, cognitivo e social, buscando promover a autonomia e a qualidade de vida. A humanização do atendimento é uma das marcas registradas da Vila São Cottolengo, garantindo que cada paciente seja tratado com respeito, carinho e dignidade.
No Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo – CEESVP, também localizado na Vila São Cottolengo, que atende cerca de 108 alunos com Transtorno do Expecto Autista – TEA, o trabalho é realizado de maneira cuidadosa e inclusiva, com o objetivo de proporcionar uma educação adaptada às necessidades de cada criança, adolescente e adulto. A unidade de ensino adota uma abordagem pedagógica personalizada, respeitando as particularidades de cada aluno, oferecendo recursos didáticos, metodologias específicas que visam seu desenvolvimento integral.
Os professores, pedagogos e psicopedagogos do Centro de Ensino Especial são treinados para lidar com as diferentes manifestações do autismo, criando um ambiente de aprendizado que favorece a interação social e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e de comunicação. Além disso, a escola realiza atividades extracurriculares e terapias complementares que auxiliam na integração social dos alunos, além de promover a inclusão dentro da comunidade escolar. “O currículo do Ensino Especial é adaptado e as metodologias são adotadas visando estimular e desenvolver as potencialidades promovendo a autonomia, independência e a comunicação destes alunos. Essas atividades são previstas no Planejamento de desenvolvimento individualizado”, destaca Marilene de Macedo e Silva, Coordenadora Pedagógica do CEESVP.
O CER III da Vila (Centro de Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual), que realiza anualmente mais 70 mil atendimentos, em alusão à campanha de conscientização sobre autismo, ofereceu aos seus pacientes autistas, assim como aos alunos do CEESVP o “Cine CER”, momento de descontração e socialização onde tiveram a oportunidade de participar de sessão de cinema nas dependências das Faculdades e Colégio Aphonsiano, enquanto seus pais, responsáveis e cuidadores participaram de palestra e roda de conversa na Praça da Amizade.
O mês de abril é uma oportunidade para reforçar a importância da conscientização sobre o autismo e do respeito à diversidade. Em todo o mundo, diversas ações e campanhas buscam sensibilizar a sociedade sobre as características do TEA e a necessidade de uma abordagem inclusiva, que garanta o direito de todas as pessoas, independente de suas diferenças a uma vida plena e digna. No Brasil, a Lei Federal número 13.652 de 2018, estabelece o Dia Nacional de Conscientização Sobre o Autismo em 02 de abril.
Na Vila São José Bento Cottolengo, tanto os cuidados com os pacientes de longa permanência quanto as atividades educacionais oferecidas no Centro Especial de Ensino São Vicente de Paulo e os atendimentos oferecidos pelo CER III são pautadas por esse princípio de inclusão. A instituição entende que, para além do diagnóstico, é fundamental reconhecer as potencialidades de cada pessoa com autismo, apoiando seu desenvolvimento de maneira integral e respeitosa.
Neste mês de abril, todos são convidados a refletir sobre o impacto positivo que o acolhimento e o respeito à diversidade podem ter na vida de indivíduos com autismo. A conscientização sobre o TEA não deve se limitar a um único mês, mas ser parte do cotidiano, promovendo um mundo mais inclusivo, empático e justo para todos.
ASCOM VSJBC