fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

SIGA A VILA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blog

Vila São Cottolengo inicia imunização de pacientes contra Covid-19

Pessoas à frente da capela da Vila São Cottolengo aguardando início da vacinação

Início do ato simbólico que marcou a vacinação na Vila São Cottolengo.

A Vila São Cottolengo realizou, na manhã desta sexta-feira, dia 22, a imunização, contra a Covid-19, dos pacientes e parte dos colaboradores da instituição.

Em ato simbólico, que marcou o início da vacinação, três pacientes de longa permanência e quatro colaboradores da chamada “linha de frente” foram imunizados, entre eles um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um cuidador e um médico.

Participaram do evento, colaboradores da entidade, diretoria e autoridades municipais.

“A Vila São Cottolengo atende ao estado de Goiás inteiro, temos muito amor e carinho por este lugar. Estamos muito felizes em poder participar deste momento, em comemorar com a Vila São Cottolengo, que é referência para todos nós. A Vila é uma instituição grandiosa, e precisa de atenção sim”, frisou o prefeito de Trindade, Marden Júnior (Patriota).

Imunizados contra a Covid-19

Paciente de cadeira de rodas segurando cartão de vacinação entre prefeito de Trindade e diretor da Vila São Cottolengo

Paciente Diogo após ser vacinado, na companhia do diretor da Vila e prefeito de Trindade.

Foram imunizados todos os pacientes acima de 18 anos da instituição, totalizando 312 internos, dos 334 que, atualmente, moram na Vila. Além disso, parte dos profissionais que estão no cuidado direto com os pacientes também receberão as doses, em um total de 249 profissionais.

“A Vila é a maior instituição filantrópica do Centro-Oeste. Estamos muito felizes em começar a vacinação aqui, nós acreditamos que este é o primeiro passo para que todos possam ser vacinados, e isso nos enche de esperança”, celebra irmão Michael Goulart, diretor financeiro da Vila São Cottolengo.

Uma das pacientes escolhidas para este momento é Maria das Graças. Ela é interna da Unidade São José, tem 90 anos e, há 58, mora na Vila São Cottolengo. Possui deficiência física e mental e é cadeirante.

O paciente Diogo Franklin também foi escolhido para receber a vacina durante o evento simbólico. Interno da Unidade João Paulo, Diogo é cadeirante e diagnosticado com paralisia cerebral. Ele diz que se sentiu importante e que agora vai poder “voltar a brincar e se divertir com os colegas”.

Preocupado, ele ainda diz: “Hoje cedo eu levantei e rezei para abençoar as vacinas e os lugares que precisam, igual o [sic] estado do Amazonas”.

Colaborador da Vila sentado ao centro recebendo dose da vacina

Técnico de enfermagem da Vila recebendo a primeira dose.

A terceira paciente escolhida foi Rita de Cássia. Rita tem 35 anos, possui deficiência mental, e é interna da Núcleo de Integração e Convivência (NIC).

José Roberto de Araújo é técnico de enfermagem e trabalha na Vila há 15 anos. Sorrindo com os olhos, ele desabafa: “A sensação é de mais tranquilidade agora. Eu estou muito feliz”.

Pandemia

A Vila São Cottolengo é uma instituição filantrópica que sobrevive por meio de convênios com o SUS e também de doações de pessoas solidárias. Desde março de 2020, devido à pandemia da Covid-19, a entidade encontra-se fechada para visitação e, consequentemente, sofreu com a redução das doações.

“Então tivemos que buscar parcerias, incentivos, campanhas para que pudéssemos sobreviver a estes tempos. Estamos com esperança de que, muito em breve, voltaremos a abrir as portas para sermos novamente a instituição alegre, que acolhe, que recebe as pessoas e que faz a diferença no estado e também no país”, finaliza Goulart.

A Central de Doações da Vila São Cottolengo funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, e, aos finais de semana, das 8h às 16h, para recebimento de doações. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por meio de transferência bancária para uma de nossas contas ou via PIX.

Carolina Simiema