fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

SIGA A VILA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blog

Equoterapia na Vila: circuito promove integração entre pacientes

A Vila São Cottolengo realizou, nesta terça-feira, dia 10, o I Circuito Equoterápico da instituição. Com a temática “Integrar é Reabilitar”,  pacientes internos e externos puderam realizar as suas práticas conjuntamente, com o objetivo de aproximá-los, proporcionando um momento de interação durante a atividade de equoterapia.

A fisioterapeuta e equoterapeuta da Vila, Caroline Fonseca de Morais, explica que normalmente cada paciente, seja interno ou externo, tem os seus horários individuais de prática, e a ideia do Circuito de Equoterapia é, justamente, fazer com que todos possam praticar no mesmo horário.

“A gente elaborou esse circuito para que eles pudessem fazer as atividades em conjunto e ter essa interação, que é também uma parte da reabilitação”, esclarece Caroline.

Caroline explica ainda que essa socialização é extremamente benéfica para os pacientes, pois muitos têm dificuldades cognitivas e comportamentais que os impedem de interagir.

“A parte emocional também é muito trabalhada dentro da atividade e é também um dos objetivos do Circuito. Ajudá-los a se socializarem”.

Praticante de Equoterapia Vila São Cottolengo

Dona Aparecida afirma que o filho tem evoluído bastante com a prática.

Evolução

A dona de casa Aparecida de Oliveira é mãe do Rian, de 15 anos, que é um dos praticantes da equoterapia da Vila São Cottolengo. Ela conta que, há um ano, o filho estuda no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo  – escola especial que atende alunos internos e da comunidade em geral – e faz tanto a equoterapia e a terapia ocupacional da instituição.

“Eu não me arrependo de jeito nenhum de colocar ele aqui. Na escola regular, eles não faziam nada, então ele não evoluía. Aqui é excelente”, comemora Aparecida.

Equoterapia Vila São Cottolengo

O Centro de Equoterapia São Cottolengo é pioneiro no Estado de Goiás. Desde a implantação oficial, em 2002, oferece o atendimento por profissionais habilitados pela ANDE.

Atualmente, atende mais de 210 praticantes por semana, englobando pacientes internos das unidades da Vila e do Programa Reabilitar de Medicina Física.

O Centro possui equipamentos de montaria completos, assim como materiais adaptados para melhor ajuste do praticante sobre o cavalo, brinquedos pedagógicos diversos, recursos naturais em abundância, ou seja, muita área verde que proporciona o contato direto com a natureza.

Carolina Simiema