fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

SIGA A VILA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blog

Projeto entre CEESVP e Colégio Igor Xavier trabalha respeito e inclusão com os alunos

Em parceria com o Colégio Igor Xavier (localizado em Trindade), o Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo (escola inclusiva sediada na Vila São Cottolengo) desenvolveu um projeto intitulado “Diversidade: o ser humano se constrói nas diferenças”. O projeto tem como finalidade envolver os alunos do Centro de Ensino e os alunos do 8º ano do Colégio Igor Xavier para refletir a construção da identidade dentro da diversidade.

De forma rotativa, diversos encontros acontecerão durante o ano de 2023. Ou seja, em um mês as ações previstas serão conduzidas na Vila e no mês seguinte no Colégio Igor Xavier (e assim sucessivamente). Para dar início ao que foi proposto, alguns dos alunos do Centro de Ensino se encontraram com a turma do 8º ano do colégio parceiro na última quinta-feira, 13.

Na ocasião, o neuropsicólogo e gerente da Equipe Multiprofissional da Vila, Saymon Ferraz, conversou com os estudantes sobre temas relacionados a preconceito e inclusão. Por sua vez, a professora Tereza Borges (do Centro de Ensino Especial) conduziu uma dinâmica com todos os alunos para promover a interação e a proximidade entre eles. Além disso, os estudantes da escola da Vila São Cottolengo expuseram aos demais fatores da realidade que eles vivenciam e como a felicidade é sempre algo real e presente no cotidiano.

O processo de ensino e aprendizagem deve ultrapassar o campo do conhecimento científico e contemplar valores relevantes para a formação da cidadania em busca de uma sociedade mais justa, humana e igualitária. Por esse motivo, a proposta de trabalhar valores que abordam a diversidade objetiva o respeito e a inclusão dentro ou fora do ambiente escolar. Nos alegramos com essa parceria e com os frutos que serão gerados a partir dessa ação!