Pacientes participam de atividade de prevenção ao câncer de mama
As 54 pacientes do Núcleo de Integração e Convivência (NIC) participaram, nesta quinta-feira (15), de uma atividade de orientação sobre a prevenção ao câncer de mama em celebração ao Outubro Rosa.
Usando roupas ou adereços na cor rosa, as pacientes ouviram com atenção as orientações da equipe profissional sobre o cuidado com as mamas e a importância do autoexame.
A profissional de Educação Física, Dinamara Tasso, conduziu as atividades: “Já é o quarto ano consecutivo que a gente faz essa atividade mostrando para elas a importância de uma boa alimentação, da atividade física, e falando também sobre o autocuidado no dia a dia, trabalhando a autoestima delas, falando sobre o autoexame das mamas junto com a orientação dos profissionais”, explica.
Dinamara, que passou pela experiência de ser curada do câncer de mama, ressaltou ainda a importância da atividade física na prevenção de várias doenças como diabetes, pressão alta, obesidade e deu ênfase na questão do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.
“As chances de cura quando descoberto no início são muito maiores, por isso a importância do toque, de se autoconhecer. É um tratamento complicado, difícil. Tem quimioterapia, radioterapia, mas hoje, graças a Deus, estou curada. É um mês muito especial e quero passar isso para as nossas pacientes”, conta.
Possíveis sinais e sintomas do câncer de mama
– alterações no tamanho ou forma da mama;
– nódulo único e endurecido;
– vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo;
– nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
– sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;
– sensação de nódulo aumentado na axila;
– espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
– secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos;
– assimetria entre as duas mamas;
– presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
– endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;
– coceira frequente na mama ou no mamilo;
– formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
– inversão do mamilo;
– inchaço do braço;
– dor na mama ou no mamilo.
O aparecimento dessas anormalidades pode ocorrer de forma isolada ou simultânea. É importante lembrar que esses sinais nem sempre indicam a presença de um câncer, sendo necessário consultar um médico para ter o correto diagnóstico.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. As pacientes da Vila São Cototlengo realizam exames preventivos anualmente, ou conforme necessidade individual.
Carolina Simiema