fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

SIGA A VILA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blog

“Eu me senti uma princesa”, diz paciente sobre o ensaio fotográfico realizado na Vila no dia das mulheres

No dia internacional da mulher, celebrado no dia 08 de março, os profissionais da Unidade Santa Catarina prepararam um momento especial para as 30 pacientes que moram no local. Foi produzido um ensaio fotográfico com direito a maquiagem, roupa de gala e um cenário superelegante, tudo isso para homenagear as pacientes da unidade.

Segundo a coordenadora Valquíria Cândido da Costa Oliveira, por ser uma unidade de internação permanente em que as pacientes têm uma melhor mobilidade, neste tempo de pandemia, os profissionais inovam as atividades, visto que no momento todas elas estão isoladas. “São 30 pacientes do sexo feminino, com idades entre 18 a 69 anos, com diversas patologias entre altismo, esquizofrenia e outras doenças mentais associadas a doenças motoras, mas elas são muito ativas, nesse tempo de pandemia temos tentando mobilizar a unidade, fazendo algumas recreações, atividades terapêuticas e religiosas”, diz.

A Paciente Ester Franck Bernardes Rodrigues mora na Vila há 13 anos, ela é cadeirante e com uma alegria irradiante diz ter se sentido uma verdadeira princesa durante a atividade.

A cuidadora maquiou meu olho, passei batom e eles tiraram foto minha no sofá. Eu me senti uma princesa e eu quero passar de novo”, afirma.

A psicóloga Ana Paula Taveira de Melo foi uma das profissionais que idealizou a atividade. Segundo ela, terapias como essas melhoram a qualidade de vida das pacientes que moram na Vila São Cottolengo. “Essa atividade melhora à autoestima, a autoimagem, a autonomia e a autoconfiança, todos esses aspectos foram trabalhados nesse dia da mulher. É uma atividade que para alguns é simples, mas para nossa área, e também para os demais profissionais que trabalham, é de grande importância, isso melhora as habilidades funcionais do dia dia, como o trocar de roupa, o escolher e o poder de ter essa autonomia”, afirma a psicóloga.

Sávio Faleiro