fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

SIGA A VILA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blog

Pacientes com Down; o cuidado que promove vida e esbanja amor

No último dia 21, foi comemorado o dia da pessoa com Síndrome de Down. A Vila São Cottolengo possui alguns pacientes permanentes com a síndrome e faz o acompanhamento constante com profissionais especializados que garantem vida com qualidade para essas pessoas.

Uma das pacientes é a Rubia Carla Miranda, que mora na instituição há três anos e atualmente está com 41 anos de idade. Segundo o médico clínico Vinícius Montenegro Torres, a partir desta idade o portador da síndrome necessita de atenção especial. Ele, que é PHD em Genética Humana, afirma que esses pacientes são considerados um imunossuprimido, ou seja, eles têm a possibilidade de pegar mais infecções e tem propensão ao câncer.

Essa imunossupressão é mais vista até os dois anos de vida, um período que a criança é mais frágil. Fora isso, quando eles atingem a infância e a adolescência, até os 40 anos, são pacientes amorosos, carismáticos, a socialização deles é uma coisa espetacular. Quando eles chegam na quinta década de vida, ou seja, dos 40 aos 50 anos, eles inspiram muitos cuidados porque têm um quadro de demência como se fosse um Alzheimer precoce”, diz.

Segundo o médico, a Vila oferece as melhores formas de tratamento para os pacientes com síndrome de Down através de um acompanhamento permanente com profissionais qualificados e especialistas, o que melhora muito a qualidade de vida e promove a longevidade deles.

A Vila é o lugar para esses pacientes. As pessoas me falam que têm dó das pessoas que moram na Vila. Eu sempre respondo que eu tenho dó de quem não está na Vila, porque aqui eles têm tudo. Desde que eu comecei a trabalhar aqui, há 16 anos, tudo que eu peço é sempre feito. Na Vila, eu nunca vi negar um atendimento necessário”, afirma o médico.

Nutrição

Segundo estudos divulgados pelo Ministério da Saúde as pessoas com Síndrome de Down têm mais tendência à obesidade e a desenvolver diabetes. Na Vila, eles são acompanhados de perto por nutricionistas que preparam uma dieta balanceada para cada um.

De acordo com a nutricionista da Vila Raianne Lopes Coelho, os portadores da síndrome têm uma liberação menor do hormônio da saciedade, sendo assim, eles são mais compulsivos e por isso tem uma pré-disposição maior à obesidade, mas com uma dieta controlada a equipe de nutricionistas consegue melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Oferecemos alimentos integrais, em menor quantidade, fracionando as refeições em mais vezes ao dia, além de fornecer mais fibra para eles e alimentos antioxidantes, porque esses alimentos retardam o envelhecimento das células de defesa, visto que o paciente de síndrome de Down tende a envelhecer mais rápido, exatamente por isso que o tempo de vida dele é mais reduzido. Então com a ingestão desses alimentos nós conseguimos retardar essas células do sistema imunológico”, diz a nutricionista.

A unanimidade entre todos é o carinho dispensado pelos pacientes com síndrome de Down. O preconceito e a discriminação são prejudiciais para o desenvolvimento intelectual dessas pessoas. Não é pelo fato de apresentarem características físicas que só eles possuem e um determinado comprometimento intelectual que eles devam ter menos direitos e necessidades que qualquer outro indivíduo. O importante para vivermos em sociedade é respeitar as diferenças.

Sávio Faleiro