fbpx
About Us
Lorem Ipsum is simply dummy text ofering thetonat sunrising printing and typesetting industry seo is partysipati carma. Lorem Ipsum is simply dummy,
Follow Us

SIGA A VILA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Blog

Mesa redonda reúne especialistas para discutir as necessidades da pessoa com deficiência

A Vila São Cottolengo promoveu, na segunda-feira (22), uma mesa redonda com o tema Trindade como referência no atendimento à pessoa com deficiência”. A discussão envolveu o Diretor-presidente da Vila, padre Marco Aurélio; o Secretário de Saúde de Trindade, Dr. Rogério Taveira; o vereador Dyego Hygor; a Presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Trindade (Adefitrin), Regiane Pereira; o Diretor Técnico da Vila São Cottolengo, Dr. Rodrigo Parente; e o presidente da APAE Goiânia, Albanir Pereira. A mediação ficou por conta do neuropsicólogo Saymon Ferraz.

A Banda Inclusiva Luar fez a abertura do evento, recebendo os convidados e acolhendo-os na instituição. Durante o debate, foram realizadas considerações significativas acerca da causa da pessoa com deficiência, uma vez que o objetivo principal para a realização da mesa redonda foi a elaboração de uma Carta de Intenções, endereçada ao Gabinete do Prefeito de Trindade, Marden Júnior.

A Carta de Intenções reuniu as principais propostas abordadas durante o debate para a melhoria do atendimento à pessoa com deficiência em Trindade, de modo que o assunto ultrapasse a Vila São Cottolengo e se torne rotineiro na sociedade. De acordo com o médico e secretário municipal de saúde, Rogério Taveira, “não há como falar em reabilitação no Centro-Oeste brasileiro sem incluir a Vila São Cottolengo” e, por isso, a discussão proposta na instituição se faz tão importante durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.

Para a Regiane, que é cadeirante e representante da Adefitrin, o espaço da pessoa com deficiência ainda não é respeitado, assim como a inclusão na sociedade ainda não acontece. “As entidades lutam. A Vila São Cottolengo e a Adefitrin lutam para estar nesses ambientes, mas enquanto a comunidade não tiver consciência de que nós podemos estar no meio de todos os outros e que temos os nossos direitos, nós não vamos conseguir fazer parte da comunidade”, comentou a debatedora.

Ao final da discussão, o Padre Marco Aurélio reforçou a importância de que assuntos como os propostos durante a mesa redonda sejam discutidos. “A inclusão, as políticas públicas, a resiliência e a mudança de atitudes deve trazer uma organização social, uma readequação de pensamentos e valores que vai se transformar em um caminho novo de vida e de acesso a tudo aquilo que é de direito da pessoa com deficiência”, finalizou o pároco e debatedor.

Clique aqui e veja a programação completa da Semana da Pessoa com Deficiência 

Redação: Taissa Gracik

Fotos: Sávio Faleiro